Leia o nosso livro
"O exército português era mais numeroso, além de melhor treinado e equipado. A vitória lusitana era dada como certa. Tanto o era que, diante da iminente derrota, o Comandante Barros Falcão ordenou o recuo das tropas brasileiras. Mas eis que, em vez do toque de “recuar”, o corneteiro Luís Lopes deu o sinal de “cavalaria avançar” e, em seguida, o de “degolar”. E quem acabou partindo em retirada foram as tropas lusitanas, imaginando que os brasileiros tinham recebido reforços".
ACESSE O MATERIAL COMPLETO CLICANDO AQUI
Prof. Ms. Fernandinho Cruz
31 de agosto de 2021
Dia 11 de Julho é o dia do Mestre de Banda.
O termo "Mestre de Banda" pode parecer estar em desuso frente a pluralidade de tantos outros termos que buscam retratar mais fielmente suas atividades, responsabilidades e atribuições. Porém, o que não muda é que o Mestre, Professor, Diretor, Regente etc. continua ensinando, regendo, escrevendo arranjos, consertando instrumentos, emprestando seus próprios instrumentos aos alunos, negociando transporte, lanche, uniforme, buscando verba para suas corporações, tocando (ou tentando tocar) vários instrumentos pra multiplicar o conhecimento e levando adiante uma representação cultural tão significativa nas comunidades brasileiras que é a banda de música. Parabéns!!!
Prof. Ms. Fernandinho Cruz
11 de julho de 2021
O texto completo sobre o saxofone apresenta um breve histórico de sua invenção no século XIX por Adolphe Sax, construtor de instrumentos Belga. Em seguida, apresenta alguns passos da trajetória do instrumento pela Europa e América com várias imagens e vídeos. O conteúdo, na verdade, está posto em forma de apresentação com indicação das informações por tópicos, e não em texto propriamente dito. O material foi elaborado para a aula de saxofone do festival, III LAMUSOM (Laboratório Musical Sol Maior) realizado virtualmente na cidade de Pinheiros/ES. O uso para aulas de apreciação e contextualizações sobre o saxofone é autorizado desde que a fonte seja citada.
ACESSE O MATERIAL COMPLETO CLICANDO AQUI
Prof. Ms. Fernandinho Cruz
31 de agosto de 2021
Coletivo Viva a Banda
contatovivaabanda@gmail.com