Leia o nosso livro
Multi-instrumentista, compositor, escritor e educador. Iniciou seus estudos em 1992, com o professor Max Ferreira na atual sede da Associação Corporação Musical Municipal Maestro “Ângelo Cosentino” de Leme/SP. Formou-se em saxofone e flauta transversal popular no Conservatório “Cacilda Becker” (1996), em saxofone popular no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” (2000), em saxofone avançado na EMESP (2004) , em Educação Musical na UNIMES (2018) e em Arranjo na UNILEYA (2022).
Instrumentista e escritor premiado em diversos concursos pelo Brasil, destacandose nos festivais: Coca-Cola SESI de Teatro (1999), Mapa Cultural Paulista (1999 - 2011), Viola de Todos os Cantos (2011), Certame da Canção (2011 – 2012), O Amor na Literatura – Casa do Novo Autor (1999 – 2000 – 2002 – 2003 - 2004), etc. Pesquisador e educador premiado com o Projeto Bom Menino no I Prêmio Anhangüera de Educação (2011). Palestrante e solista com carreira internacional, atuando em palcos na Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Cuba, Equador, Tchecoslováquia e Itália.
Atualmente é saxofonista, arranjador e diretor musical da Brazzy Band (Ribeirão Preto/SP), Supervisor Educacional na "Santa Marcelina Cultura - Projeto Guri" (Regional Ribeirão Preto/SP), coordenador e músico do grupo “Quarteto Brasileiro de Saxofones” (Ribeirão Preto/SP), pesquisador e criador da organização didática “Saxofone Brasileiro - Manual de Prática e Improvisação na Música Popular Brasileira” e um dos responsáveis pela divulgação da música popular brasileira e sua inserção como ferramenta para o ensino coletivo de música.
Coleção Latinidades - Para 5 inst. sopros, cozinha e voz
Rafael Leme nos presenteia com mais esta coleção de arranjos primorosos. O repertório latino, incluindo obras brasileiras, contempla a formação para cinco instrumentos de sopro, percussão e voz. Uma formação bastante propícia e comum entre os músicos de bandas que acabam formando grupos menores para a prática de algum repertório específico.
Coleção Viva a Banda de Arranjos Brasileiros Para Bandas de Música
Por Rafa Leme,
A Música Popular Brasileira tem a sua identidade, e é através dessa personalidade que podemos discernir, mensurar, e sistematizar pedagogicamente pontos importantes, que são exigidos na prática instrumental, seja para estudantes, apreciadores ou profissionais de música. Acredito, que não basta apenas ler uma partitura e executá-la no instrumento para chegar à essência de anos de história. Vivenciar por inteiro seu contexto, ouvindo referências, sua narrativa no período em que estava inserido, exercitar suas peculiaridades, reproduzir repertório, são conjuntos de bons feitos para o desenvolvimento de grandes instrumentistas. O programa "Prática da Linguagem da Música Brasileira na Música Popular" tem o objetivo de desenvolver os elementos didático musicais da Música Brasileira e inserir estas referências na prática da música popular, seja ela da América do Norte, Europa ou Ocidente. Então, chegamos a um passo importante da nossa tarefa, que é a elaboração de arranjos de músicas brasileiras para a prática coletiva de bandas formadas por instrumentos de sopros e percussão, surgindo assim a série Viva a Banda, inspirada no projeto homônimo do mesmo. Aprecie, pratique, preserve a história!
ARRANJOS